close
logorovivo2

CONCURSO - Projetos sobre patrimônio imaterial de RO e AC concorrem a prêmio nacional do IPHAN

CONCURSO - Projetos sobre patrimônio imaterial de RO e AC concorrem a prêmio nacional do IPHAN

DA REDAÇÃO

11 de Julho de 2009 às 07:48

CONCURSO - Projetos sobre patrimônio imaterial de RO e AC concorrem a prêmio nacional do IPHAN

FOTO: (Divulgação)

A Superintendência Regional do IPHAN em Rondônia e Acre recebeu seis inscrições para concorrer no Edital “Apoio e Fomento ao Patrimônio Cultural Imaterial 2009”.

Os trabalhos inscritos são: “Festejos Tradicionais Religiosos” (RO), “1ª Mostra Digital dos Povos Indígenas de Rondônia” (RO), “Acervo Paiter Suruí” (RO), “Tradições Musicais Kanawá, Registro Sonoro da festa do Bunawa” (AC) ,“Mapeamento de comunidades praticantes das religiões Ayahuasqueiras e religiões de matrizes africanas do Município de Rio Branco” (AC) e “Grafismos dos Povos Indígenas do Acre”.

Os trabalhos poderiam versar sobre projetos técnicos de documentação ou de melhoria das condições de sustentabilidade dos saberes, modos de expressão, festas, rituais, celebrações, lugares e espaços que abrigam práticas culturais coletivas vinculadas às tradições das comunidades afro-brasileiras, indígenas, ciganas e de descendentes de imigrantes, entre outras.

A Comissão Regional de avaliação foi presidida pelo Superintendente Regional do IPHAN, Beto Bertagna e composta pelo Professor Doutor Alexandre Pacheco, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, pelo fotógrafo e documentarista Luiz Brito e pela historiadora Mônica Castro de Oliveira. Chefe da Divisão Técnica da Superintendência Regional.

Segundo o Professor Doutor Alexandre Pacheco, do Departamento de História da UNIR, "os trabalhos foram de bom nível e tentam realizar uma reconstrução, sobretudo do Patrimônio Imaterial indígena tanto da região do Acre quanto de Rondônia . Eles também procuram reverter uma função social ao utilizarem esta reconstrução na educação voltada aos agentes que se colocam como herdeiros da tradição preservada.”

Para o Superintendente Regional do IPHAN em Rondônia e Acre, Beto Bertagna, “a comissão regional ficou impressionada com a qualidade das propostas apresentadas. Isto demonstra que estamos no caminho certo, incentivando a pesquisa e promovendo o amadurecimento e uma melhor compreensão da importância do Patrimônio Imaterial para a cultura brasileira.”

- Nunca se falou tanto e tão bem do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro como agora, ainda mais em nosso Estado que se ressente de uma política cultural definida.

Os recursos disponíveis para os projetos que forem contemplados no edital de Patrimônio Imaterial são da ordem de R$ 735 mil. Os trabalhos serão submetidos à Comissão Nacional, que se reunirá em Brasília/DF do dia 3 ao dia 5 de agosto de 2009 para decidir os trabalhos premiados.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS