close
logorovivo2

Técnicos do MinC em Porto Velho analisam projetos

Técnicos do MinC em Porto Velho analisam projetos

DA REDAÇÃO

23 de Março de 2009 às 17:20

Técnicos do MinC em Porto Velho analisam projetos

FOTO: (Divulgação)

 Na sexta-feira (27) serão conhecidos os 30 pontos selecionados pela comissão de análise
 
Representantes do Ministério da Cultura estão em Porto Velho para participar da segunda etapa de seleção dos Pontos de Cultura, edital lançado pelo Governo do Estado através da Secel – Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer para fomentar iniciativas culturais em Rondônia. Heronilde Vieira, assessora técnica, Stella Farias, consultora e Célia Barbosa, administradora, permanecem em Porto Velho até sexta-feira.
 
 “Vamos contribuir com nosso conhecimento técnico sobre regras e leis para analisar os documentos e o preenchimento correto dos anexos do projeto. Com a colaboração dos outros membros da comissão que moram no Estado e conhecem as necessidades da cultura local, poderemos selecionar realmente os melhores e mais viáveis projetos para serem executados em Rondônia”, esclarece Célia Maria Barbosa.
 
“Estamos muito satisfeitos com o andamento desse edital. Tivemos uma ótima participação da comunidade, com 65 inscritos, e pela primeira avaliação feita por técnicos da secretaria há propostas muito interessantes para desenvolver a cultura e garantir a democratização dos bens culturais de nosso estado”, destacou Jucélis Freitas, secretário da Secel.
 
Além de participar da Comissão de seleção do edital, na quinta-feira (26), as representantes do Ministério da Cultura farão uma palestra gratuita sobre elaboração de projetos, editais e outros meios de incentivo cultural do Ministério da Cultura para produtores culturais. A palestra será às 9h na Casa de Cultura Ivan Marrocos.
 
Sobre a seleção
 
Dos 65 projetos apresentados , 47 passaram pela primeira etapa de seleção. E nessa segunda fase nove pessoas participam da comissão de seleção do Ponto de Cultura. Além das três representante do MinC também estão os técnicos da Secel: Jesuá Johnson (Bubu), Antônio Ocampo e Wilson Fernandes (Presidente da Comissão); e os   representantes da comunidade cultural de Rondônia: Francisco Chagas Silva (professor Chiquinho), Paulinho Rodrigues e Josemar Brandão. “Após essa avaliação técnica vamos fazer a análise de mérito. Os projetos que receberem 50 pontos ou mais participam da terceira avaliação de onde sairão os 30 projetos aprovados.”, explicou Wilson Fernandes.
 
“Vamos divulgar os nomes na sexta-feira. Editais como esse é novidade em Rondônia e pela qualidade de muitos projetos acreditamos que esse programa será uma importante evolução na produção cultural de nosso estado”, destacou Luís Gouveia, gerente de cultura.
 
O projeto
 
O edital, que é uma parceria entre Secel e Ministério da Cultura através do Programa Mais Cultura, vai contemplar 30 Pontos de Cultura distribuídos em todas as regiões de Rondônia. O edital vai proporcionar aos artistas e produtores culturais recursos para promover ações efetivas e duradouras. De 2009 até 2011 os Pontos de Cultura selecionados receberão R$ 180 mil, divididos em R$ 60 mil por ano. Os recursos são do Ministério da Cultura com uma contrapartida de 20% do Governo Estadual.
 
Para Porto Velho serão distribuídos 12 Pontos de Cultura. Para a região de Ariquemes, quatro. Oito serão destinados a Região Central, três para a Zona da Mata e três para o Cone Sul.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS