close
logorovivo2

Cinema BR em Movimento chega nas escolas públicas de Porto Velho

Cinema BR em Movimento chega nas escolas públicas de Porto Velho

DA REDAÇÃO

17 de Novembro de 2008 às 11:14

Cinema BR em Movimento chega nas escolas públicas de Porto Velho

FOTO: (Divulgação)

 Mais um ano o Estado de Rondônia foi prestigiado com o Projeto Cinema BR em Movimento patrocinado pela PETROBRAS a maior incentivadora de Cultura no nosso País.
 
O Projeto tem como objetivo, à difusão e exibição de filmes de longa metragem da recente produção nacional. O Cinema BR em Movimento realiza sessões gratuitas em comunidades e universidades localizadas em todas as 27 Unidades da Federação, atendendo a um público formador de opinião, através do seu Circuito Universitário e a populações excluídas geográfica ou economicamente das salas de cinema através do Circuito Comunitário, o projeto forma platéias e cria novos pólos de difusão e consumo para o cinema brasileiro.
 
Em Rondônia mais uma vez o Projeto realizou sessões através do Circuito BR, na Escola Estadual Orlando Freire e nas Escolas Municipais Manaus e Antônio Ferreira, com sessões para alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram cerca de 5 sessões com aproximadamente 300 expectadores ao todo.
 
Este ano, foram trabalhados, dois filmes em especial; Saneamento Básico de Jorge Furtado, que conta a saga dos moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto, e Proibido Proibir de Jorge Duran, que conta a estória de três universitários vivendo um triângulo amoroso, que não se realiza pela amizade que os une. Eles tentam ajudar uma paciente terminal a reencontrar seus filhos.
 
Em Rondônia, em mais uma versão do projeto a Agente Cultural, é a estudante de Ciências Sociais, Betânia Maria Zarzuela Alves de Avelar, que pelo quarto ano consecutivo realiza em universidades e faculdades e escolas do estado, a mostra gratuita do projeto, “O projeto não só forma platéia, mas também, fomenta a discussão crítico social dos temas abordados pelos filmes”, diz Betânia.
 

O projeto ao longo destes anos tem tido tanto sucesso, que mesmo embora cumpra seu cronograma, sua platéia já sugere sua continuidade, solicitando inclusive as sessões Extras. O que ocorrerá na E.M.E.F.M Antônio Ferreira Hoje (segunda dia 17) as 19:15 com o Filme Saneamento Básico e quinta-feira dia 20 com o Filme Proibido Proibir.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS