Investir no protetor solar como melhor creme contra o envelhecimento

 
 
Em recente artigo publicado, há uma foto que chocou muitas pessoas que não fazem o uso regular de filtro solar. É possível identificar como a qualidade da pele da região protegida é melhor estética e em saúde que a pele exposta sem proteção. 
 
 
A discussão em volta dessa imagem gerou muitas dúvidas que quero te esclarecer, sendo a maior delas: O protetor solar é um creme anti-idade? E qual devo usar? 
 
 
 
 
Bochecha e pescoço de idosa de 92 anos, que usou protetor solar no rosto, mas não no pescoço por mais de 40 anos. O exame clínico revela uma diferença marcante no dano solar entre a bochecha e o pescoço - FOTO: C. Posch/Journal of The European Academy of Dermatology and Venereology
 
 
O protetor solar na manutenção da beleza 
 
 
A beleza é um atributo buscado pela humanidade com conceitos históricos, filosóficos e humanísticos associados. A Medicina Estética baseada em identidade, diferenciação e individualidade traz através de estudos científicos sérios, diversas formas de busca da beleza em todas as idades, com a finalidade de manter a essência do individuo através do Belo. 
 
 
Para isso, diversos procedimentos como toxina botulínica e bioestimuladores de colágeno são aliados do Médico, como eu, dessa área artística e cientifica de atuação. Contudo, não se pode esquecer do básico para a busca desse alvo dinâmico: a prevenção do dano.  
 
 
Hoje quero te provar qual que o melhor investimento em cremes é o protetor solar.
 
 
A fotoproteçao e o envelhecimento
 
 
O processo de envelhecimento é complexo, natural e composto por muitos fatores de alterações funcionais do organismo. Ele altera o funcionamento de estrutura e órgãos, em especial, a pele. 
 
 
O envelhecer acontece por componentes determinados geneticamente como o potencial de perca de colágeno e alterações hormonais, e extrínsecos, aos quais podem ser controlados com hábitos de vida e procedimentos médicos como, tabagismo, exposição solar e potenciais agressores. 
 
 
Dessa forma, entende-se que o processo de envelhecimento não está relacionado apenas a genética, mas sim ao potencial agressor e preventivo que o individuo se coloca.
 
 
Sabe-se que o principal com fator de “fora” para envelhecer é a radiação solar, como fotoenvelhecimento. Então o uso do protetor já se mostrou, isoladamente, um grande aliado da dermatologia contra rugas e manchas de pele. 
 
 
 
Mas Dra Bruna, como escolher meu filtro solar? 
 
 
As características essenciais para um protetor são ser atóxico, não sensibilizante ou irritante, não mutagênico, não ser absorvido pela pele, não ter alteração de cor, ser estável, não manchar roupas e pele. 
 
 
A diferenciação em filtros químicos (ou orgânicos) e físicos (inorgânicos) que diferencia pelos compostos das formulações. 
 
 
Você deve escolher o que melhor se adapta ao seu dia, gosto e textura da pele. Mas o mais importante é aplicar e reaplicar com disciplina. O preço ou marca são os menores indicativos que um protetor solar é bom se não for bom para você. 
 
 
O que eu e você concluímos com isso? 
 
 
Com tudo que foi dito e provado, os procedimentos como toxina botulínica, bioestimulador, tecnologias e preenchimento são essenciais para busca de um envelhecimento belo, mas o uso do protetor solar é inegociável como preventivo e regenerador. Não há substitutos quando o assunto é saúde e beleza, apenas, aliados. 
 
 
 
Breve currículo 
 
 
 
 
 
Dra. Bruna Caroline Bastida de Andrade, Médica CRM RO 4420, RQE 2334, formada pela Universidade Federal de Rondônia; Pós-graduada em Dermatologia; Diretora técnica do Instituto Bruna Andrade, referência em procedimentos injetáveis de harmonização facial e corporal, além de tratamentos de Dermatologia Estética e Medicina Integrativa e Soroterapia.
 
 
Diversas publicações no campo de Dermatologia Clínica e Estética, nacionais e internacionais; Menção honrosa em Evento promovido pelo Ministério da Saúde por trabalho científico; associada a ABME desde 2017.
 
 
Instituto Bruna Andrade- IBA 
 
 
(69) 984816080/ 34424057
 
 
Avenida Guaporé 5100 centro Rolim de Moura- Rondônia 
 
 
 
Instagram @drabrunadeandrade / institutobrunaandrade_iba
 
 
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS