ESPAÇO ABERTO: Começa hoje propaganda eleitoral no rádio e TV

ESPAÇO ABERTO: Começa hoje propaganda eleitoral  no rádio e TV

Foto: Divulgação

 

PESQUISA
 
As pesquisas oficiais, e embora fundamentadas e presumidamente sérias, ouvem o eleitor sem apontar qualquer tipo de condição em que os candidatos se encontram.
 
PESQUISA 2
 
Essa observação se faz necessária porque Rondônia tem alguns candidatos amparados em decisões judiciais, o que não é uma garantia de que efetivamente haverá liberação da candidatura.
 
PESQUISA 3
 
Mesmo que haja demora no julgamento dos candidatos sob liminares, Rondônia tem para todos os gostos- Governo,Senado, Assembléia Legislativa e Câmara Federal, não há absolutamente nenhuma garantia do efetivo cumprimento do mandato.
 
 
 
PESQUISA 4
 
Essa condição-  no caso de Governo e Senado- exige do eleitor que ele também analise quem são os eventuais substitutos no caso da cassação de liminares ou indeferimento de candidatura por parte da Justiça Eleitoral. 
 
NA FRENTE
 
A Pesquisa do Ipec - antigo IBOPE -  divulgada na quarta-feira (24) pela Rede Amazônica mostrou uma tendência comum na política. O candidato governista aparecendo na frente, ficando a segunda opção incerta na pesquisa espontânea.
 
NA FRENTE 2
 
Na pesquisa estimulada, o candidato governista ainda se mantém na frente, mas com uma margem ínfima em relação ao segundo colocado. 
 
DIFERENÇAS
 
A principal diferença entre as abordagens é explicada no próprio nome. Na pesquisa espontânea, uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta.
 
 
 
MEMÓRIA
 
Esta pesquisa serve para medir a lembrança da pessoa que participa do levantamento e a importância que eles dão aos questionamentos. Usando o exemplo acima: seria perguntado em quem a pessoa votaria, mas não seriam dadas alternativas. Assim é possível avaliar se o público está interessado nas eleições.
 
OPÇÕES
 
No caso das pesquisas estimuladas, uma lista é passada para os entrevistados escolherem algumas das alternativas. São feitas através de um cartão com as alternativas ou com a leitura dos mesmos.
 
OPÇÕES 2
 
Servem para se verificar quais são as opções mais relevantes entre as alternativas dadas. No caso da pesquisa eleitoral, são passados os nomes de eventuais candidatos para saber quais são os que mais estão bem na pesquisa segundo o eleitorado.
 
LIMITAÇÃO
 
As pesquisas estimuladas acabam limitando um pouco as ações dos entrevistados, mas por outro lado são mais simples de apurar e também têm um índice muito menor de respostas do tipo “não sei ou não quero responder”. 
 
RONDÔNIA
 
Em nosso Estado, o candidato do União Brasil,  Marcos Rocha, lidera a disputa com 30% das intenções de voto, segundo o levantamento do IPEC.
 
METADE DO ESTADO
 
A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 21 e 23 de agosto em 26 cidades rondonienses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RO-08675/2022.
 
 
 
IPEC
 
Esta é a primeira pesquisa de intenção de voto do instituto com eleitores do estado de Rondônia. Foram apresentados como candidatos: Comendador Val Queiroz (Agir), Marcos Rocha (União), Daniel Pereira (Solidariedade), Ivo Cassol (PP), Léo Moraes (Podemos), Marcos Rogério (PL) e Pimenta de Rondônia (PSOL).
 
NÚMEROS PONTUAIS
 
Na Resposta estimulada e única, em % o resultado ficou assim: Marcos Rocha (União): 30%; Ivo Cassol (PP): 29%; Marcos Rogério (PL): 13%; Léo Moraes (Podemos): 6%; Daniel Pereira (Solidariedade): 2%; Pimenta de Rondônia (PSOL): 2%; Comendador Val Queiroz (Agir): 1%; Brancos e nulos: 8%; Não souberam: 9%.
 
NÚMEROS PONTUAIS 2
 
Na Pesquisa espontânea e única, em % o resultado foi: Marcos Rocha (União): 20%; Ivo Cassol (PP): 10%; Marcos Rogério (PL): 6%; Léo Moraes (Podemos): 2%; Daniel Pereira (Solidariedade): 1%; Comendador Val Queiroz (Agir): 0%; Pimenta de Rondônia (PSOL): 0%; Outros: 1%; brancos/nulos: 8%; não sabe: 53%.
 
PROPAGANDA ELEITORAL
 
Vale dizer que na pesquisa espontânea, que avalia o que pensa o eleitor, o índice de quem não sabe em quem votar é de 53%.
 
PROPAGANDA ELEITORAL 2
 
Isso torna fundamental a propaganda no Rádio e TV ( que começa hoje ) e ainda os debates. A maneira como os candidatos irão se manifestar poderá ter um peso significativo na hora do eleitor escolher seus candidatos. 
 
 
 
REJEIÇÃO
 
Também é importante destacar que a pesquisa do IPEC avaliou o índice de rejeição dos candidatos. Candidatos em que o eleitor não votaria em nenhuma circunstância. 
 
REJEIÇÃO 2
 
De acordo com o IPEC, o ex-governador Ivo Cassol (PP) lidera o índice com 27% de rejeição. Em segundo lugar, conforme sondagem, aparece Pimenta de Rondônia (PSOL) com 21%.
 
REJEIÇÃO 2
 
O atual governador e candidato à reeleição, Marcos Rocha (UB) é o terceiro colocado com 17%. Em seguida aparece o ex-governador Daniel Pereira (Solidariedade): 13%.
 
REJEIÇÃO 3
 
O senador Marcos Rogério (PL) e o deputado federal Léo Moraes (PODE) estão na pesquisa do IPEC tecnicamente empatados: 12%. Por ser ainda desconhecido no meio político, o comendador Val Queiroz (Agir) tem o menor índice de 8% de rejeição. Não sabem e não responderam somam 21%.
 
PRESIDENTE
 
Na corrida presidencial, o levantamento do IPEC mostra uma tendência que já era previsível. A vantagem de Bolsonaro em relação a Lula em Rondônia.
 
 
 
CEM POR CENTO
 
Na resposta estimulada e única, em % o resultado foi: Jair Bolsonaro (PL): 54%; Lula (PT): 27%; Ciro Gomes (PDT): 5%; Simone Tebet (MDB): 2%; Pablo Marçal (Pros): 1%; Vera Lúcia (PSTU): 1%; Felipe d'Avila (Novo): 0%; Léo Péricles (Unidade Popular): 0%; Sofia Manzano (PCB): 0%; Soraya Thronicke (União Brasil): 0%; Roberto Jeferson (PTB): 0%; Em branco/nulo: 6%; Não sabe: 4%; o candidato Eymael (DC) não pontuou.
 
 
 
AVALIAÇÃO GOVERNO BOLSONARO NO ESTADO 
 
O Ipec também perguntou aos eleitores rondonienses como avaliam o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Para 50% é bom ou ótimo e para 26%, ruim ou péssimo. Outros 24% dizem que o governo é regular e 1% não soube responder. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RO-08675/2022.
 
 
 
Você já se deparou com uma  oportunidade e não pôde agarrá-la porque te faltava qualificação? 
 
#tánahorademudar e reescrever seu futuro com uma pós-graduação da melhor EAD do Brasil.  Aproveite: 
 
São mais de 100 cursos com 30% de desconto (exceto os da área da educação);
 
Início imediato;
 
Disciplinas personalizadas de acordo com seu objetivo;
 
Conclusão em 8 meses.
 
Tá esperando o quê? venha conversar com a gente!
 
Campanha válida entre os dias 23/08 e 05/09. Bora?  whatsApp:
 
 6999294-4049 
 
 6999311-0176 
 
 6999315-2496
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS