close
logorovivo2

INTERNET DAS COISAS: Sua voz pode ser a próxima tecnologia tão poderosa quanto o celular

O grande objetivo das empresas tecnológicas é de que qualquer dispositivo possa controlar tudo seguindo um comando de voz

NOTÍCIAS AO MINUTO

25 de Junho de 2018 às 09:19

INTERNET DAS COISAS: Sua voz pode ser a próxima tecnologia tão poderosa quanto o celular

FOTO: (Divulgação)

Algumas pessoas já devem ter se questionado sobre: qual tecnologia poderá substituir os celulares. Alguns itens já vem tentando, como óculos ou relógios inteligentes, mas e se a sua voz pudesse mudar tudo na indústria tecnológica?

 

Segundo Brad Abrams, gerente de produto do Google Assistente, 'estamos vendo só o começo do que a tecnologia de falar com objetos poderá fazer'.

 

O executivo garante que "estamos bem no começo dessa geração de entender a fala humana. Se você olhar todo o passado, nós sempre ensinamos humanos a interagir com computador do jeito que as máquinas precisavam. Agora é a primeira vez que nós estamos tentando ensinar computadores a interagir da maneira que os humanos querem", afirmou Abrams, em uma entrevista ao portal UOL.

 

Já existem alguns dispositivos assistentes virtuais como Google Assistente, Siri (Apple), Alexa (Amazon), Cortana (Microsoft) e Bixby (Samsung), mesmo que nem todos ainda funcionam em português. Mas o que você pode pedir com o comenda da sua voz ainda está para ser desenvolvido.

 

Um avanço esperado é que as assistentes se liguem a aplicativos de terceiros, o que fará com que a nossa voz seja capaz de fazer muito mais coisas com os dispositivos. Isso significa que não será apenas falar com o celular e sim com qualquer objeto - a ideia é conhecida como internet das coisas.

 

"O que mais estou animado é com a 'ambient computing' ('computação ambiental'). Agora você está interagindo com esse dispositivo, aquela tela grande, esse laptop. Acho que no futuro seria você só dizer 'hey, que horas são' e o sistema escolhe que dispositivo é o melhor para responder", opina o gerente do Google.

 

Ao que tudo indica, o futuro nos reserva grandes novidades no mundo tecnológico.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS