close
logorovivo2

COOPERAÇÃO: Senai conclui convênio com Universidade da Alemanha

O Termo de Cooperação Técnica com a Universidade de Ulm e a Câmara de Comércio Exterior, celebrado em 2010 e que formou mais de 50 técnicos em Rondônia.

ASSESSORIA FIERO

29 de Agosto de 2018 às 16:35

COOPERAÇÃO: Senai conclui convênio com Universidade da Alemanha

FOTO: (Assessoria Fiero)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia – Senai – RO está finalizando o Termo de Cooperação Técnica com a Universidade de Ulm e a Câmara de Comércio Exterior, celebrado em 2010 e que formou mais de 50 técnicos em Rondônia.

 

Para marcar o momento, o Senai realiza nesta quinta-feira, 30, na Casa da Indústria, uma rápida solenidade, com a presença do professor doutor Volkmar Schuler, da Universidade de Ulm, na Alemanha.

 

Com a parceria, foram implantados na escola Senai da BR-364, o Centro de Excelência Tecnológico em Mecatrônica (CETEM) os laboratórios de metalografia; mecatrônica; soldagem oxiacetilênica; de adesivos e foi feita a aquisição do kit fotovoltaico para montagem do laboratório de Energia Renováveis.



Também foi melhorado o laboratório de práticas elétricas, com organização dos espaços, para práticas de eletricidade industrial, predial e SEP (Sistema Elétrico de Potência).

 

Nesse período foi estabelecido como meta do projeto a realização de 40 ciclos de treinamentos de formação pós-profissional para professores em pelo menos seis profissões diferentes. Cada treinamento teve a duração de quatro semanas com práticas das metodologias em ULM/Alemanha.

 

Alguns instrutores foram capacitados mais de uma vez. Todos os professores que participaram dos ciclos de treinamentos foram aprovados obtendo o “Perfil profissional de instrutor com treinamento básico na Academia de Profissionalização da HWK-Ulm”.

 

Além de Porto Velho, o convênio entre o Senai e a Alemanha beneficiou também profissionais das cidades de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.

 

O projeto de cooperação proporcionou um enorme crescimento institucional para o Senai em Rondônia e os conhecimentos adquiridos estão sendo repassados aos alunos, que vão aplicá-los nas iIndústrias do estado. Durante o período de execução do projeto foram implantados novos laboratórios e novos cursos na Instituição, elevando o conhecimento técnico da equipe de profissionais, o aprendizado dos alunos e a qualidade dos serviços prestados.

 

As capacitações dos instrutores contribuíram para o aperfeiçoamento profissional e reestruturação das situações de aprendizagem e prática profissional utilizadas no sistema Dual.

 

Além disso, as empresas que contrataram os alunos do Senai Rondônia demonstraram maior nível de satisfação com a qualidade do profissional. 



Os próximos passos devem concentrar-se na elevação da prospecção de alunos de empresas industriais e oferta de portfólio de serviços de consultoria para a indústria local.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS