close

CAFÉ: Missão técnica do Sebrae atingiu seus objetivos no Espírito Santo

Cafeicultura adquire conhecimentos e também troca experiências

ASSESSORIA SEBRAE

4 de Novembro de 2019 às 16:54

CAFÉ: Missão técnica do Sebrae atingiu seus objetivos no Espírito Santo

FOTO: (Divulgação)

A missão Técnica do Sebrae retorna do Espírito Santo com a satisfação em ter visitado propriedades que se utilizam de tecnologia  semelhante aos procedimentos aplicados nas lavouras de café em Rondônia. O conselheiro do Sebrae Evandro Padovani, secretário de estado da agricultura de Rondônia, participou da visita técnica às propriedades nos municípios capixabas de São Gabriel da Palha, Pinheiros e Nova Venécia, junto com cafeicultores e parceiros do projeto Cafeicultura de Rondônia. Padovani manifestou a satisfação em fazer parte da missão e por ter verificado o plantio de clones da mesma forma que se aplica em Rondônia, “Muitos produtores de Rondônia são capixabas e nesta visita estamos vendo que hoje os produtores, aqui do Espírito Santo, estão buscando tecnologias do café em Rondônia e utilizando as práticas em suas lavouras”.

 

Para o analista técnico do Sebrae, Sebastião Oliveira responsável pela missão, “Essa parceria, que constitui o projeto Cafeicultura de Rondônia, acontece graças aos os convênios nº 017/PGE 2017 SEBRAE/SEAGRI e 120/PGE/ SEDI/SEBRAE 2016, firmados entre o Sebrae em Rondônia, a Secretaria de Estado da Agricultura de Rondônia (Seagri) e a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi). A missão técnica do Sebrae é um intercâmbio para troca de conhecimentos.” Sebastião destacou ainda o constante acompanhamento do apoiador da visita Nilson Araújo Barbosa diretor técnico do INCAPER - Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, e em Nova Venécia do analista Daywidson Stabenow da unidade regional do Sebrae.

 

Para o produtor Deigson Bento, de Cacoal, “Foi muito importante participar da missão onde trocamos experiências, agradeço muito ao Sebrae por poder participar e adquirir conhecimento das técnicas utilizadas aqui. É muito bom verificar que estão também utilizando o clone 010 que é muito bem aceito na fermentação e apresenta facilidade na secagem”.

 

O projeto Cafeicultura de Rondônia conta com participantes de grande importância no desenvolvimento das atividades e vale destacar a atuação participativa de parceiros como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Câmara Setorial do Café, Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Cooperativa doa Agricultores Familiares da Amazônia (Lacoop), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Seagri, Sedi e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS