close
logorovivo2

REUNIÃO: Ministério da Agricultura apoiará projetos rurais de Rondônia

O secretário especial de Assuntos Fundiários do Mapa, Nabhan Garcia, recebeu a comitiva de Rondônia e a reunião teve foco na regularização fundiária rural

SECOM

28 de Janeiro de 2019 às 14:15

REUNIÃO: Ministério da Agricultura apoiará projetos rurais de Rondônia

FOTO: (Secom)

Durante os dias 24 a 26 de janeiro, o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, apresentou as ações de sua pasta ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em diversas secretarias do órgão, onde foram apontadas soluções para incrementar os projetos estaduais de regularização fundiária, agricultura familiar e aquisição de maquinário e produtos agrícolas.

 

O secretário especial de Assuntos Fundiários do Mapa, Nabhan Garcia, recebeu a comitiva de Rondônia e a reunião teve foco na regularização fundiária rural. “Nós estamos saindo muito esperançosos e felizes pelo que a gente ouviu do secretário que é a preocupação do atual governo em agilizar a regularização fundiária, em especial na região norte”, disse Padovani. Ele ressaltou que a secretária de Estado fará uma força tarefa em conjunto com o governo federal e Incra para fortalecer a regularização fundiária e tornar mais produtivas as localidades.

 

Nabhan afirmou durante o encontro que o governo federal tem interesse de repassar ao estado de Rondônia a competência de fazer a regularização fundiária nas áreas da União. “Isso é muito bom, e o que a gente ouviu, a gente vê é um novo governo preocupado realmente em fazer acontecer a regularização fundiária, em especial da região norte”, comemorou Padovani.

 

O secretário estadual solicitou agendas para os meses subsequentes, em conjunto com os técnicos de Rondônia. A intenção é compor um termo de cooperação de dar andamento à regularização das áreas afins.

 

 

Secretário Padovani fala da agricultura familiar. Foto: Secom

 

 

 

8ª Rondônia Rural Show

 

Nabhan Garcia recebeu o convite para a feira anual de agronegócios do Estado de Rondônia que neste ano acontece entre os dias 22 a 25 de maio em Ji-Paraná. Ele determinou imediatamente ao Incra levantar todos os títulos que estão prontos e passíveis de ser entregues durante o evento. Padovani assegurou que vai convidar o presidente da República, Jair Bolsonaro, para fazer esta entrega pessoalmente. “Vamos trabalhar para simplificar a legislação e alcançar ainda mais regularização das terras, vamos trazer a realidade de Rondônia para acelerar a entrega do título ao produtor”, definiu Evandro.

 

Na Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, a equipe de Rondônia reuniu-se com o adjunto da pasta Ewerton Giovanne. Em pauta foram descritos os objetivos do governo federal para apoiar a agricultura familiar. As atividades focam principalmente em simplificar as ações, desburocratizar, levar assistência técnica de qualidade e tecnologia ao produtor rural. Os investimentos indicados pela ministra Tereza Cristina passam pelo projeto de habitação rural do campo,bem como internet no campo. “Tenho certeza que isso vai chegar aos nossos produtores, já que Rondônia tem 85% das propriedades abaixo de 240 hectares. A agricultura familiar é predominante no estado e esse alinhamento do governo do Estado com o governo Federal quem vai ganhar na ponta são os nossos produtores”, Explicou Evandro Padovani.

 

Ao entregar convites da Rondônia Rural Show na secretaria, Padovani solicitou apoio para a entrega de equipamentos que estão na fase de convênios no órgão. Além disto, ele pediu atenção especial para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de 2019. A intenção do governo de Rondônia é que o ministério adquira pelo menos os mesmos R$ 11,8 milhões que foram comprados em 2018. A equipe técnica do ministério afirmou que é bem provável que seja mantido o mesmo volume de compras em Rondônia. Na reunião foi descrito que há R$ 2,6 milhões liberados para iniciar compra direta aos pequenos produtores com doação simultânea e ainda durante o evento rural projeta-se a entrega de 39 caminhões 3/4. “Vamos fazer uma grande entrega junto com o governador Marcos Rocha para mostrar que realmente somos um governo que quer ver a agricultura familiar pujante”, concluiu.

 

Também participou das reuniões a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Leandra Dal Bello.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS