close
logorovivo2

SUSTENTABILIDADE: Sete cafés de Rondônia concorrem ao título de melhor do Brasil

Dos cafés selecionados para concorrer ao título de melhor café do Brasil, sete são de Rondônia e dois deles de comunidades indígenas

SECOM

8 de Novembro de 2018 às 14:35

SUSTENTABILIDADE: Sete cafés de Rondônia concorrem ao título de melhor do Brasil

FOTO: (Secom)

Mudança global através da ação local. Esse foi o tema da palestra apresentada pelo governador de Rondônia, Daniel Pereira, nesta quinta-feira (8) durante a Semana Internacional do Café aberta ontem em Minais Gerais com foco na sustentabilidade da produção brasileira e campeonatos mundiais de café e que encerra amanhã. Dos cafés selecionados para concorrer ao título de melhor café do Brasil, sete são de Rondônia e dois deles de comunidades indígenas: Aruá e Tupari.

 

"Essa Semana Internacional do Café reúne tudo aquilo que é de interesse do café no mundo, então aqui estão os produtores, as pessoas que industrializam e as que fazem divulgação das diversas políticas de produção de café no planeta e desde o ano passado o estado de Rondônia se deu muito bem nesse ambiente. Dos quatro principais prêmios, Rondônia ganhou três. Foi o grande vencedor do ano passado’’, aponta o governador.

 

O evento também é um oportunidade para que o Estado construa ações para que o café robusta, que é considerado de segunda linha no mercado internacional, passe a ser visto como um produto de qualidade.

 

 

No Estado, um das formas de incentivar a cafeicultora é a realização do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé). ‘‘Nós fizemos esse ano o terceiro concurso de café e dentre mais de mil produtores, nós selecionamos 20 e desses há três de etnias indígenas: Suruí, Tupari e Aruá’’, disse o governador que anunciou que irá entregar as comunidades indígenas nos próximos dias cinco processadores de cafés. ‘‘Uma iniciativa para que nossos indígenas possam tirar da natureza o seu sustento e possam viver com dignidade’’, considera.

 

‘Queremos convidar todos os mineiros , a todos os brasileiros e todos os cidadãos do mundo para que façam uma visita ao Norte do país e conheçam o estado de Rondônia’’, disse o governador.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS