close
logorovivo2

PORTO VELHO: Inscrições abertas para Curso de Melhoramento de Gado de Corte

O evento acontecerá no dia 6 de dezembro no auditório da Embrapa Rondônia

EMBRAPA RO

19 de Outubro de 2018 às 16:06

PORTO VELHO: Inscrições abertas para Curso de Melhoramento de Gado de Corte

FOTO: (Embrapa RO)

A Embrapa traz para Rondônia o que há de mais recente em tecnologias e recomendações para o melhoramento do gado de corte. Profissionais que são referência na área estarão em Porto Velho, no auditório da Embrapa, localizado na BR 364, Km 5,5, no dia 6 de dezembro, para o Curso Concentrado e Itinerante de Melhoramento de Gado de Corte. O público-alvo é a rede de assistência técnica oficial e privada, gerentes de empreendimentos pecuários, associações de criadores e centrais de inseminação, criadores, administradores e estudantes de ciências agrárias (dos últimos anos).

 

As inscrições estão abertas, são gratuitas e as vagas são limitadas e distribuídas da seguinte forma: 40 vagas para técnicos atuantes na cadeia da pecuária, 30 para produtores e 30 para estudantes da área de Ciências Agrárias. Caso as vagas destinadas a cada categoria não sejam preenchidas até o dia 16/11, serão disponibilizadas aos demais interessados inscritos. As inscrições podem ser realizadas no portal da Embrapa Rondônia (www.embrapa.br/rondonia), ou diretamente no endereço: bit.ly/2P4wDOv. Mais informações no e-mail rondonia.eventos@embrapa.br, ou no telefone (69)3219-5042.

 

Este curso faz parte de um projeto da Embrapa que busca levar tecnologias e inovações sobre melhoramento genético para as principais regiões produtoras de carne do País. Já passou por Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e agora chegará à Rondônia. “A pecuária de corte rondoniense tem capacidade de aumentar muito sua produtividade. Iremos trazer neste curso tecnologias e orientações que podem melhorar a eficiência produtiva do rebanho de Rondônia”, explica o coordenador do evento e médico veterinário da Embrapa, Rhuan Lima.

 

O curso está concentrado em apenas um dia, oito horas, facilitando a participação integral do público alvo. Serão abordados temas que vão desde os benefícios dos programas de melhoramento genético, como conduzir o processo de seleção de animais para obter maior eficiência produtiva e avaliar o impacto econômico da adoção do melhoramento genético na propriedade. Durante o curso também será apresentado o funcionamento do Programa Geneplus-Embrapa, um serviço especializado de melhoramento genético animal colocado à disposição do criador, pela Embrapa Gado de Corte.

 

 

Pecuária em Rondônia

 

O rebanho bovino em Rondônia ultrapassou as 14 milhões de cabeças, segundo dados da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron). Rondônia possui o 6º maior rebanho bovino do Brasil, é o 5º maior exportador de carne bovina e o 8º produtor de leite. Na região Norte, o estado possui o 2º maior rebanho bovino, só fica atrás do estado do Pará, e é o maior exportador de carne e o maior produtor de leite. Somente a cadeia produtiva da carne movimentou mais de 500 milhões de dólares em 2017 no estado. Dada a importância econômica da pecuária bovina para Rondônia, faz-se necessário que sejam discutidos assuntos atuais e tecnologias que estão sendo desenvolvidas para atender a esse importante setor da economia.

 

Conheça os palestrantes:

 

 

Antônio do Nascimento Ferreira Rosa


Engenheiro Agrônomo e Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, Doutor em Ciências Biológicas – Área de Genética pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto. Pesquisador da Embrapa desde 1975, liderou o projeto de pesquisa que deu origem a parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ e a Embrapa que proporcionou a estas instituições o pioneirismo em avaliação genética de gado de corte no Brasil. Atualmente é Líder do Projeto de Transferência de Tecnologia do Programa de Melhoramento de Gado de Corte da Embrapa que integra o Programa Embrapa Geneplus. 

 

Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes


Zootecnista, Mestre em Zootecnia e Doutor em Genética e Melhoramento Animal pela Universidade Federal de Viçosa. Pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Gestor da Carteira de Projetos e responsável pela linha de pesquisa em cruzamentos, com forte inserção no Arranjo MaisPrecoce. Líder do Projeto de Pesquisa de Avaliações Genéticas, inserido no Arranjo MaxiBife, e do programa de seleção da raça Senepol. 

 

Leonardo Martín Nieto


Bacharel em Genética pela Universidade Nacional de Missiones, Argentina. Doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá, PR. Pesquisador e Líder do Grupo de Técnicos Credenciados do Programa Embrapa Geneplus e Professor de Melhoramento Animal da Universidade Católica Dom Bosco em Campo Grande, MS. 

 

Luiz Francisco M. Pfeifer


Veterinário, Mestre em Ciência Animal e Doutor em Reprodução Animal pela Universidade Federal de Pelotas (RS). Pós-doutorado em Veterinary Biomedical Science, pela Universidade de Saskatchewan, Canadá. Pesquisador da Embrapa Rondônia. Há mais de 15 anos estuda os fatores que afetam a fertilidade do gado de cria. Atualmente, é diretor científico da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE) e participa da coordenação do Grupo de pesquisa do CNPq, Amazonpec.

 

 

Programação:

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS