close
logorovivo2

PORTOAGRO 2018: Embrapa realiza seminário de agropecuária sustentável

Circuito Tecnológico com visitas guiadas, oficinas e inovações estará à disposição do público

EMBRAPA.BR

16 de Agosto de 2018 às 14:51

PORTOAGRO 2018: Embrapa realiza seminário de agropecuária sustentável

FOTO: (embrapa.br)

A Embrapa está preparando uma programação especial para o público da 3ª Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis em Porto Velho, a Portoagro, que acontecerá de 29 de agosto a 1º de setembro, na BR 364, Km 5,5, em Porto Velho. No Circuito Tecnológico, os visitantes poderão fazer a visita guiada ou conhecer, na teoria e na prática, as tecnologias disponíveis para cafeicultura, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), piscicultura, pecuária e fruticultura. A Vitrine Tecnológica disponível no Circuito conta com mais de 40 variedades de plantas, entre forrageiras, grãos, frutas, café entre outras, desenvolvidas pela Embrapa. “O público conhecerá inovações para o setor agropecuário de Rondônia, como cultivares recomendadas para o Estado. Também haverá oficinas sobre cadeias produtivas de relevância para a região”, explica o coordenador do Circuito Tecnológico da Embrapa, Rhuan Lima.

 

A programação da Embrapa na Feira inicia no dia 29/9, às 8h, com o Seminário de Agropecuária Sustentável na Amazônia. Este evento traz o que há de mais atual e inovador para o desenvolvimento de uma agropecuária mais sustentável, do ponto de vista técnico, econômico e ambiental. Será realizado no auditório da Embrapa Rondônia. Mais informações pelo telefone (69)9 9610-0555 (Whatsapp), ou no endereço: https://bit.ly/2M6pvjW. O público alvo são estudantes, técnicos extensionistas e produtores rurais.

 

Do dia 30/9 a 1º de setembro as atividades serão em campo, no Circuito Tecnológico. São diversas opções disponíveis para o pequeno, médio e grande produtor. Como destaques, estarão à disposição do público tecnologias recém-lançadas pela Embrapa e sua equipe técnica estará disponível durante toda a feira para sanar dúvidas e promover o intercâmbio de conhecimento.


 

Destaques do Circuito Tecnológico

 

O Solarizador de substrato para produção de mudas sadias, adaptado pela Embrapa Rondônia, será apresentado aos visitantes. Esta tecnologia é uma opção simples, barata e ambientalmente segura para se produzir mudas livres de nematoides. Tem grande potencial de uso pelos produtores de mudas de café, principal cultura implantada no estado de Rondônia.

 

A recém-lançada cultivar de arroz BRS A501 CL estará na vitrine. Ela é recomendada para o cultivo em terras altas, tem elevado potencial produtivo e tolerância ao herbicida Kifix® (impazapir+imazapique). Apresenta ainda boa qualidade de grãos, com alto e estável rendimento industrial. Graças à tecnologia Clearfield, é indicada para utilização em áreas com problemas de plantas daninhas, ou em consórcio com forrageiras, para a recuperação de pastagens degradadas.

 

Outro destaque é o AzoTotal, uma nova opção em inoculante com bactérias (Azospirillum brasiliense) promotoras do crescimento de plantas. Este biofertilizante foi desenvolvido pela Embrapa em parceria com a iniciativa privada e é o primeiro produto comercial com registro para braquiárias, ele também é recomendado para milho e trigo. Além da economia em fertilizantes nitrogenados pela inoculação com Azospirillum, o produto contribui ainda com o equilíbrio do meio ambiente.

 

Na Vitrine Tecnológica, destaque para um campo com 16 cultivares de forrageiras. São variedades tradicionais e outras recém-lançadas pela Embrapa como a BRS RB331 Ipyporã e BRS Quênia, resistentes às cigarrinhas-das-pastagens e de alta produtividade, e o capim elefante Capiaçu de alta produção indicado também para silagem. O produtor poderá conhecer as forrageiras, suas características e ter informações para a tomada de decisão de qual a variedade mais adequada para suas condições. 


 

Visitas Guiadas

 

Os veículos que irão transportar os visitantes para conhecerem o Circuito Tecnológico sairão a cada 30 minutos de um ponto fixo, próximo aos estandes da Portoagro. Serão realizadas de 30/8 a 1/9, no período da manhã, das 9h às 11h30, e da tarde, das 12h30 às 16h30.


 

Programação completa

 

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS